
O Agreste pernambucano fechou fevereiro apresentando um avanço significativo na Segurança Pública, com uma redução expressiva de 27,3% nos casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no segundo mês do ano. Os dados são da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS) e indicam que o número de homicídios caiu de 77, em fevereiro de 2024, para 56 no mesmo período de 2025 – uma diferença de 21 casos. Esse é o segundo melhor desempenho entre todas as regiões do Estado, reforçando a eficiência das estratégias de segurança adotadas na área.
Os avanços também foram observados nos índices de roubos, que apresentaram uma queda de 19,5%. No mês passado, foram registrados 475 casos desse tipo de crime, contra 590 no mesmo período do ano anterior – uma diferença de 115 ocorrências. No acumulando, os crimes contra o patrimônio também recuaram, passando de 1.274 ocorrências em janeiro e fevereiro de 2024 para 1.056 este ano, representando uma redução de 17,1%.
Um dado que merece destaque é a importante queda de 28,5% no número de celulares subtraídos no Agreste no último mês de fevereiro, com uma diferença de mais de 200 casos, caindo de 719 (fev/2024) para 514 (fev/2025).
Caruaru, sede da Área Integrada de Segurança (AIS) 14, em particular, atingiu números importantes, com uma redução de 33,3% nas MVIs, além de uma redução de 17,1% nos roubos, caindo de 181 (fev/2024) para 150 (fev/2025). Quanto à pauta Mulheres, a cidade se destaca por manter zero casos de MVI contra mulheres e feminicídio em 2025, representando uma redução de 100%.
As autoridades atribuem esses avanços ao trabalho integrado das forças de segurança, que incluem a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica. O Delegado Bruno Vital, diretor da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1), da Polícia Civil de Pernambuco, celebrou os resultados e reforçou o compromisso do governo com a população local. “Esses números refletem o comprometimento das nossas equipes e a implementação de estratégias cada vez mais eficazes no combate ao crime. Seguiremos empenhados no planejamento e na execução de ações que assegurem a continuidade dessa tendência de queda”, destacou.
Os batalhões da Polícia Militar que atuam na região seguirão ampliando as operações ostensivas, intensificando patrulhamentos em áreas estratégicas e reforçando ações de inteligência policial para prevenir novos crimes. “Nosso foco é garantir que o Agreste continue sentindo os impactos positivos desse trabalho. Queremos uma região cada vez mais segura para todos”, pontuou o coronel PM Adriel Serafim, comandante da AIS 14.